04 março 2013

"A viola e o tambor querem-se na mão do tocador."

Queridas amigas, sejamos francas, quando algo está nas mãos erradas, e por muito boa vontade que haja, as coisas não podem correr bem. 

Só se aprende com as experiências vivenciadas e, portanto, queremos deixar aqui alguns conselhos (sobretudo às amigas portuguesas), acerca da participação em feiras urbanas:

1. Sabem o nome da Feira/Mercado? Conhecem a data da próxima edição? Então VISITEM-NA SEMPRE ANTES, fazendo um reconhecimento do local, do tipo de público frequentador do mesmo, das condições de acesso a veículos...

2. Informem-se através de e-mail sobre as condições de participação, exigindo sempre o envio de um regulamento da Feira, por escrito. 

3. Caso vos seja pedido um pagamento pela inscrição, exijam saber em que será gasto esse dinheiro, pedindo que seja enviado um comprovativo de todos os gastos inerentes ao evento como, por exemplo, a publicidade.

4. Informem-se também sobre que outras formas de atração existirão (animação, música...) pois, na maioria dos casos, cartazes só não basta.

5. Tenham em atenção o seguinte: um cartaz bonito e uma cara simpática não são tudo, neste tipo de eventos. É importante que as pessoas da organização compreendam o significado de "artesanato" e do enorme valor que ele transporta para a cultura de qualquer cidade/país. 

6. Saibam quais são as qualificações/formação dos elementos da organização. Tentem averiguar quais e como foram as experiências anteriores da organização. A sensibilidade para a Arte, neste tipo de Feiras, é essencial, assim como alguns conhecimentos em questões de animação e produção cultural - "A viola e o tambor querem-se na mão do tocador." 

7. Sejam as primeiras a valorizar aquilo que criam e não se sujeitem a qualquer local e tipo de tratamento. As oportunidades de uma Feira deste género podem ser enormes, sim, mas apenas quando devidamente orientadas. 

Já vai longo o nosso desabafo... Estamos tristes, é verdade. Mas já levantamos e seguimos em frente, pois coisas positivas estão para chegar!

Ficam as fotos da Feira de sábado e um agradecimento especial à querida Catarina (estamos gratas pelo carinho, admiração e pelo convite de termos na sua loja algumas das nossas peças). Agradecemos também, do fundo do coração, a todas as amigas de Além Mar que, não podendo estar presentes, nos transmitiram todo o apoio e nos enchem a alma, de forma constante, com doces apreciações. 

Um grande beijinho a todas,
mel e jasmim









11 comentários:


  1. Amigas nao sei o que veio a acontecer,mais fica aqui minhas palavras de conforto: Seja qual for o motivo pelos os quais as deixaram tristes,nao se deixem abalar,faca deles mais uma experiencia.Os trabalhos de vocês sao lindos,feitos com amor,e com certeza outras feiras virao e com elas sucesso e muitas alegrias.Bjs.

    Malú.

    ResponderEliminar
  2. Queridas, vejo que pelas palavras aqui descritas a experiência não foi o que se esperava. Infelizmente deparamos com pessoas que não respeitam ou valorizam o trabalho alheio. Com certeza fica a mágoa, mas fortalece ainda mais o vínculo que vocês têm com o vosso trabalho. Ver o que vocês fazem enchem minha alma de alegria e meus olhos de magnífica beleza. Acalentem vossos corações e nos continuem prestigiando com tanta doçura.
    Bjs
    Fátima

    ResponderEliminar
  3. Amigas, me solidarizo com vcs.
    Não sei o que houve e o que as deixaram assim tristes, mas sei que vcs são pessoas especiais, donas de um talento imenso e que, certamente, darão a volta por cima!!BJS.

    ResponderEliminar
  4. Ola minhas queridas amigadas
    uma pena nao ter ocorrido como vcs esperavam, estavam tao felizes com a feira, mas nao se abalem seu trabalho e valioso demais e deve ser mostrado a quem realmente sabe apreciar.
    meu imenso carinho a vcs.

    Beijo enorme

    ResponderEliminar
  5. Oi queridas !
    Não sei bem o motivo que levou vocês a ficarem triste , sinto muito ! Mas lembre, dias melhores virão com certeza !!!
    E adorei um esse trecho que você escreveu... Mas já levantamos e seguimos em frente, pois coisas positivas estão para chegar!....
    Bola pra frente e costurinhas a mil por hora ^_^ , adoro o trabalho de vocês sempre lindo e impecável !!!
    E essas fotos da feira , ah...que lindas .

    Beijinhos...
    Katia T.

    ResponderEliminar
  6. Oi meninas, é bem verdade que as vezes precisamos passar por certas situações para crescermos mais, mas isso não as diminuem em nada. Percebi por suas palavras que esta feira não comportou a sensibilidade, a beleza e o amor de vocês e das sua costurinhas.
    Beijos e muito carinho para vocês...

    ResponderEliminar
  7. Que bons conselhos, meninas!
    Obrigada por partilharem este alerta e desejo que as vossas próximas experiências correspondam não só com as vossas expectativas, como também com a qualidade e perfeição dos vossos trabalhos!
    Muita força e beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Amei o texto...lindo! E as fotos sempre de babar pela beleza e capricho, parabéns!
    Beijos e te desejo um dia de paz e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  9. Oi

    Queridas

    Amei o carinho de vcs,obrigado por fazerem parte de minhas queridas amigas
    e eu poder contar com esta amizade...............
    Não sou muito boa ao me expressar,assim como vcs,amei o texto!!!
    Trabalhos lindos de vcs,parabéns!!!!

    RTenham um lindo final de semana
    Bjsss

    ResponderEliminar
  10. Obrigada amigas por sempre estarem no meu cantinho deixando seus carinhos!! seus trabalhos são lindos fico admirada com tanta perfeição e beleza parabéns!!!

    bjinhos Sue.

    ResponderEliminar
  11. Poxa quanta coisa linda, quero aproveitar o momento para desejar a vcs
    um dia festivo no dia da mulher. Faz uma visitinha no meu cantinho e sintam-se
    homenageadas.bjssss

    ResponderEliminar

O seu comentário faz-nos felizes!